O espaço reúne gravações, fotos e vídeos do Sairé em Alter do Chão. O lançamento será em formato de vídeo.

O Projeto “Memórias do Sairé”, que foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura Aldir Blanc, por meio do edital de Patrimônio Imaterial, lança nesta sexta-feira (29).

O website reúne informações que dão destaque a história da festa, e foi construído com depoimentos dos próprios moradores da vila. O espaço ainda reúne gravações, fotos e vídeos do Sairé em Alter do Chão. O lançamento será em formato de um vídeo publicado nas redes sociais oficiais do Rito Religioso do Sairé.

Sobre o Sairé

É na Vila de Alter do Chão que resiste há mais de 300 anos a Festa do Sairé, resultado de um sincretismo religioso entre o catolicismo e rituais indígenas no coração da Amazônia. A festa acontecia em um barracão próximo à praça principal todos os anos, até que em 1943 passou por uma paralisação que durou mais de 30 anos, sendo realizado novamente somente no ano de 1973.

São muitas as histórias contadas sobre a Festa do Sairé, como por exemplo a forma que era realizada e a razão da paralisação. Palavras que saem da boca de anciões da Vila, que participaram e ainda vivem essa grande manifestação. São essas vivências que expressam ensinamentos ancestrais, de um povo que segue firme defendendo suas crenças e costumes.

Fonte: G1 Santarém e Região – PA.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *