Finados: Dia de rezar pelos fiéis defuntos que foram morar na eternidade.

Nesta terça-feira, dia 02 de novembro, feriado nacional, percebeu-se a movimentação dos fiéis católicos nos cemitérios centrais de Santarém, assim como, nos cemitérios localizados em outros lugares do município.

A data é tradicional para visitação aos túmulos dos entes queridos, sendo um momento propício para fazer as orações pelos fies defuntos, bem como, acender as velas.  

A data também aquece a economia tendo em vistas que acontecem as vendas de velas e outros materiais típicos da época.

A “Reverência, lembrança, saudade daqueles que não estão mais entre nós. O Dia dos Fieis Defuntos, mais conhecido como dia de Finados é celebrado pelos católicos para lembrar daqueles dos fieis defuntos que foram morar na eternidade.

Muitos gostam de visitar os cemitérios para deixar flores, acender velas por seus mortos, outros preferem assistir a Santa Missa ou apenas fazer uma oração/prece. O importante nesse momento não é o ritual ou a forma, mas a lembrança que habita o coração de todo ser humano.

O dia de finados, celebrado neste terça-feira (2) de novembro, não é para ser um dia triste, mas um dia para olhar para trás e lembrar dos bons momentos que ficaram registrados no coração. Mas também é momento para refletir o que se professa todos os Domingos no Credo: “Espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir”. Afinal, o curso natural da vida é a morte. Para os cristãos, essa passagem para a vida eterna, na qual estaremos em plena comunhão com Deus”

Fonte: CNBB – Regional Nordeste I Ceará.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *