Foram registradas no município, no período de 3 a 18 de novembro, 68 novos casos e quatro mortes em decorrência da doença.

O decreto municipal 639/2021 dispõe sobre a atualização das medidas para o enfrentamento da pandemia, que registrou no período de 3 a 18 de novembro 68 novos casos e quatro mortes por complicações da doença.

Segundo o documento, as medidas consideram o “alerta epidemiológico” expedido nos últimos dias pela Vigilância Sanitária, que aponta um aumento significativo dos casos de Covid-19 no município e o risco de um novo surto da doença.

A taxa de ocupação dos leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid nas duas unidades hospitalares de Óbidos está ocupada em 80%.

A realização de cultos e missas continuam autorizadas mesmo após a vigência do novo decreto, desde que sejam respeitados os protocolos de biossegurança, e que os espaços não ultrapassem 50% da capacidade total de lotação.

Viagens intermunicipais por meio rodoviário, hidroviário e aéreo também continuam autorizadas.

O novo decreto terá validade por 30 dias; no documento estão estabelecidos os valores das multas para quem descumprir as regras: R$ 150 a R$ 5.550 mil, para pessoas físicas e jurídicas.

Confira detalhes das medidas restritivas

  • Fica terminantemente proibida a realização de reuniões, manifestações em locais públicos e privados em área aberta, para fins recreativos com mais de 30 pessoas;
  • Estabelecimentos comerciais e de serviços podem funcionar no horário habitual, desde que sejam cumpridas as medidas de segurança e sanitárias, respeitando a lotação máxima de 50%, inclusive em área de estacionamento, e mantendo o distanciamento mínimo de 1,5m;
  • Mercados municipais e feiras podem funcionar no horário habitual, respeitando os protocolos de segurança e observando o distanciamento mínimo de 2m entre as barracas e boxes;
  • Está proibida a realização de atividades esportivas em campos de futebol e quadras poliesportivas. Assim como está proibida a realização de torneios/campeonatos e festas dançantes ligadas a esses eventos;
  • Proibido o funcionamento de balneários e afins;
  • Proibido o funcionamento de academias de ginástica e musculação;
  • Não podem ser realizados eventos privados em locais fechados, com audiência de até 30 pessoas;
  • Podem funcionar restaurantes e lanchonetes. Ficando permitida apenas o delivery ou retirada no local, até à meia noite;
  • Ficam proibidas as apresentações de música ao vivo em locais abertos e fechados;
  • Devem permanecer fechadas ao público todo o tipo de casa de shows;
  • Fica proibida a utilização dos espaços públicos do município (Praça da Cultura ‘Sesquicentenário’, Praça Frei Rogério e Estacionamento da Praça da Frei Rogério) para reuniões ou eventos, públicos e privados.

Covid-19 em Óbidos

De acordo com o último boletim da Covid-19 publicado nas redes sociais da Prefeitura Municipal nesta sexta-feira, há um total de 6.812 casos confirmados da doença, sendo que 19 casos positivos foram adicionados nas últimas 24h.

São seis pacientes internados em tratamento contra a doença, 81 em isolamento domiciliar, 95 casos suspeitos notificados, 182 pessoas em monitoramento e 139 óbitos.

Fonte: g1 Santarém e Região – PA.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *