Serão investidos R$ 2,2 milhões para compra de equipamentos e fomento a pesquisas nas áreas de geociências e engenharia aplicada.
Os recursos foram aprovados pela Alcoa Foundation. Segundo a instituição, o centro é uma forma de investimento em pesquisa científica e inovação tecnológica voltada à mineração, formando mão de obra local qualificada a partir dos cursos de Geologia, Geofísica e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Terra, ofertados no Campus de Santarém, e Engenharia de Minas, ofertado no Campi de Juruti.
De acordo com a Ufopa, os cursos envolvidos possuem potencial para atuar em distintas áreas do conhecimento das Ciências da Natureza e Exatas.
“Toda a comunidade ganha com implantação deste centro, pois a pesquisa científica trará ainda mais indicadores de sustentabilidade para a atividade de mineração na região, beneficiando diferentes e diversas áreas da comunidade local”, disse Genesis Costa, gerente geral da Alcoa Juruti.
O Centro Tecnológico contará com um espaço descentralizado de laboratórios com equipamentos modernos, museu de amostras de rochas e fósseis da região tapajônica e auditório para realização de eventos científicos.
A unidade de Juruti contará com o Laboratório de Geoestatística e Planejamento em Mineração e auditório com capacidade para 60 pessoas, totalizando uma área de 100 m². Já a unidade de Santarém contará com quatro laboratórios (2 espaços para Geofísica e 2 espaços para Geologia), Museu em Geociências e auditório com capacidade para 60 pessoas, totalizando uma área de 480 m².
A instituição possui em torno de 900 projetos de pesquisa em andamento, com a participação de docentes, discentes e colaboradores externos, sendo 44 projetos coordenados por docentes dos cursos de Geologia, Geofísica e Engenharia de Minas.
Fonte: g1 Santarém e Região – PA.