Devido às fortes chuvas, parte de uma casa desabou. Último temporal registrou 105mm, segundo a Defesa Civil.
Durante o temporal, ruas foram tomadas pela enxurrada. Os estragos deixados pela chuva foram grandes. Três bairros foram os mais afetados: Curaxi, Pajuçara e Curitafã.
No bairro Curaxi II, uma casa desabou parcialmente. Felizmente não morava ninguém no imóvel, justamente, porque os proprietários já sabiam do risco de desabamento.
Onze áreas de risco estão sendo monitoradas em Monte Alegre, dessas, oito são no bairro Curitafã, mas de acordo com a Defesa Civil o bairro Pajuçara é o que mais preocupa. Por lá, 91 famílias estão em situação de risco, 30 já foram retiradas, e os demais aguardam a liberação do benefício do programa estadual “Sua Casa”, que deve atender 100 famílias.
Recuperação de pontos atingidos pela chuva
A destruição deixada pelo temporal tem sido reparada pela Secretaria Municipal de Obras e a Defesa Civil. Segundo Leomar Araújo, coordenador da Defesa Civil, no bairro Curintanfã oito residências estão com alto risco de serem levadas pela enxurrada. No Curaxi, uma casa foi destruída.
“Nós já tínhamos interditado [a casa] cerca de 30 dias atrás, a família já havia saído para uma casa alugada em outro bairro”, disse Leomar, ressaltando que preocupação é porque a previsão é que o bairro seja novamente alvo de chuva acima de 40mm no dia 19 de janeiro.
Programa ‘Sua Casa’
Em 2021, a Defesa Civil Municipal juntamente com a Secretaria de Assistência Social (Setrins), fez um trabalho de mapeamento das famílias que estão em área de risco no Curitanfã e enviou para o Governo do Estado solicitando ajuda para essas famílias através do Programa “Sua Casa”.
O programa entrou em contato com a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) com relação às pendências documentais de algumas famílias, que já foram providenciadas pelo Governo Municipal e, está agora aguardando o Governo do Estado realizar a entrega do programa habitacional.
*Com as informações do g1 Santarém.