13 comunidades serão contempladas

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), realizará ações contra a Covid-19 em comunidades quilombolas, durantes os dias 6 de fevereiro e o dia 5 de março. 

13 comunidades serão contempladas: Pérola do Maicá, Patos do Ituqui, São José, Vila Marco, Nova Vista, São Raimundo, Saracura, Arapemã, Surubiu-Açu, Tiningu, Bom Jardim, Murumutuba e Murumuru. A sede da Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS) também receberá a ação.

“Já realizamos ações nas comunidades quilombolas e agora estamos retornando com outras ações para garantir imunização e atendimento para quem precisa. Isso demonstra nossa preocupação com os povos tradicionais e aos poucos vamos avançando em nosso objetivo de combater à pandemia e alcançar todas as áreas do município”, destaca Vânia Portela, titular da Semsa

As ações de saúde contarão com vacinação, testagem para detecção de casos de Covid-19, atendimento de síndrome gripal, notificaçã e consulta médica.

A programação ocorre dentro das comunidades com o acompanhamento das Associações. A logística para levar as equipes até os pontos envolverá a utilização de barcos e veículos.

Na atual etapa, a vacinação está disponível para todas as crianças de 5 a 11 anos. A Semsa disponibiliza também doses para outras faixas etárias que ainda não iniciaram ou não completaram o ciclo vacinal com duas doses e aqueles que estão em busca da dose de reforço (terceira dose).

“A programação das ações nas comunidades quilombolas foi definida com o apoio das associações de e Federação Quilombola, levando em conta a realidade de cada comunidade para melhor atender a população dessas localidades e assim avançamos no combate à covid-19 em nosso município”, conclui Irlaine Figueira, coordenadora do Núcleo de Atenção Primária em Saúde (NAPS).

Confira a programação:

06 de fevereiro

8h às 14h – Pérola do Maicá e Patos do Ituqui

12 de fevereiro

8h às 14h – São José/ Vila Marco 

14h às 16h – Nova Vista 

13 de fevereiro

8h às 14h – São Raimundo

19 de fevereiro

8h às 16h – Saracura

20 de fevereiro

8h às 12h – Arapemã

14h às 16h – Surubiu-Açu

26 de fevereiro

8h às 16h – Tiningu

8h às 16h – Bom Jardim

27 de fevereiro

8h às 16h – Murumutuba

8h às 16h – Murumuru

05 de março

08h às 12h – Sede da Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS)

Fonte: Agência Santarém.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.