17 adolescentes participaram da roda de conversa que teve como tema ‘Valores’

Valores como respeito, honestidade, humildade, empatia, educação e solidariedade foram repassados na manhã desta terça-feira (08), no Parque Cidade, para adolescentes acolhidos pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e da Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF). 

Legenda da foto: Essa foi uma oportunidade de interação entre os adolescentes.  

A roda de conversa, denominada ‘Círculo de Paz’, teve como tema ‘Valores’ e foi realizada para 17 adolescentes indígenas venezuelanos acolhidos pelo município.

O encontro foi ministrado pela Psicóloga Clarice Corrêa e pela Pedagoga Albany Brito.

De acordo com a coordenadora da CAAF, Alayne Oliveira, a atividade objetivou o resgate e a valorização dos adolescentes como seres humanos, bem como a importância das virtudes como tendências para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas.

“Valorizar a questão dos adolescentes como ser humano, trabalhar os valores, fazendo com que esses valores sejam utilizados para o bem e partilhados entre eles, o grupo e a família. Eles são bem receptivos com as informações que repassamos”, observou Alayne.

Legenda da foto: Todos participaram atentamente das dinâmicas propostas. 

A psicóloga Clarice Corrêa esclareceu que essa foi uma forma de interação, já que os acolhidos saem pouco da casa. 

“Essa foi uma forma de conhecer a cidade e ter uma interação pedagógica e lúdica. O Círculo trouxe a expressividade dos sentimentos, das emoções, foi o momento de colocar pra fora o que eles estão sentindo”, avaliou a psicóloga.

“Nós primeiramente conversamos com eles sobre a importância dessa atividade, sobre ficarem atentos. Após isso, desenvolvemos uma metodologia lúdica para melhor compreensão. A nossa expectativa é que eles aprendam o que são valores da nossa vivência, já que eles têm uma linguagem e realidade diferente da nossa”, disse Albany Brito.

A Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF) está acolhendo atualmente 151 acolhidos.

Fonte: Agência Santarém.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.