A obra, que teve parceria da Prefeitura e foi executada pelo Governo do Estado, foi concluída dentro do prazo estabelecido

A rodovia estadual Fernando Guilhon (PA-453) teve seu trânsito restabelecido na tarde desta quarta-feira, 9. A obra foi executada em tempo recorde pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Santarém. Após as obras estruturais, a conclusão da última etapa da obra, de limpeza e sinalização, fez com que o trânsito no local já fosse liberado. 

Legenda da foto: O trânsito no local foi liberado nesta quarta-feira, 9.

O trecho estava em obras desde o dia 8 de janeiro, quando houve o rompimento de parte do asfalto, devido às  fortes chuvas na região que caíram sobre a cidade. Após contato feito pelo prefeito Nélio Aguiar, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), realizou a contratação emergencial de uma empresa para realizar os serviços necessários, com toda celeridade exigida na ocasião. 

Legenda da foto: Equipes do Município e do Estado atuaram nos 30 dias de obras

As secretarias municipais de Infraestrutura (Seminfra) e de Mobilidade e Trânsito (SMT) sinalizaram o local e colocaram um desvio à disposição para que os motoristas utilizassem enquanto a obra estava sendo executada. No último final de semana, os trabalhos de recuperação asfáltica foram concluídos. 

Os trabalhos incluem construção de uma galeria em concreto, com 3 metros de largura por 3m de altura, com comprimento total de 45m, atravessando a via, para que não haja mais problemas de alagamento na área. A obra tinha prazo de 30 dias para ser entregue, e mesmo com as previsões relacionadas ao período chuvoso, o cronograma foi cumprindo. 

A Setran também realizou a substituição do sistema de galerias de águas pluviais da rodovia, aumentando o tamanho da tubulação para suportar o volume de água acumulada, devido a alterações estruturais da construção do residencial Salvação, às margens da PA-453. Além disso, realizou-se a recomposição do asfalto, construção de uma nova linha de drenagem. A Secretaria também realizou a contenção com rachão e terraplanagem para recomposição do asfalto.

O prefeito Nélio Aguiar anunciou nesta tarde a liberação do tráfego e agradeceu ao governador Helder Barbalho. “A via, em trinta dias, foi totalmente recuperada, com toda a estrutura reforçada, uma solução definitiva aqui pra esse setor. Muito obrigado ao Governador Helder, ao Henderson e a todos os envolvidos nesse desafio de recuperar o mais rápido possível e devolver a trafegabilidade da Fernando Guilhon, para a população de Santarém”, disse o gestor municipal. 

Durante os 30 dias de obras, houve um desvio no trânsito através do Residencial Salvação, para que o acesso aos bairros adjacentes, ao aeroporto e as vilas balneárias, incluindo o distrito de Alter do Chão, não fossem prejudicados.

Fonte: Agência Santarém.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.