Essas foram as primeiras atividades do Projeto que da voz ao enfrentamento ao Trabalho Infantil no município.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), iniciou na tarde desta terça-feira (15), as atividades de enfrentamento ao Trabalho Infantil do Projeto Transformar Vidas (PTV), no Porto dos Milagres, no bairro Uruará. 

De acordo com a coordenadora do Projeto, Ágatha Flexa, neste mês de fevereiro, a equipe técnica do PTV estará realizando o levantamento e atualização dos dados de familiares, a fim de atualizar os números e verificar a inserção de mais crianças e adolescentes no Projeto.

Legenda da foto: o primeiro encontro aconteceu nesta terça-feira, 15. 

Na última terça-feira, 08, foi realizada uma reunião com os pais e responsáveis das crianças e adolescentes para falar das atividades para 2022, bem como firmar compromisso com as famílias durante a condução do Projeto. Na ocasião, 15 mães estiveram participando.

“Hoje houve a junção de crianças e adolescentes a fim de realizar a interação e socialização com a equipe do projeto, realizado dinâmicas e atividades lúdicas com recursos livres.”, disse a coordenadora.

Os dias de atividades com os adolescentes serão nas terças-feiras e às quintas-feiras o atendimento será para as crianças. 

Legenda da foto: a equipe técnica do está realizando levantamento e atualização dos dados de familiares.

Durante o ano, serão desenvolvidas atividades socioeducativas, por meio da musicalização, dança, artesanato, ações recreativas e do atendimento psicossocial. Também serão realizados cursos e oficinas de empreendedorismo e geração de renda para pais e responsáveis.

A avó, que acompanha os netos nas atividades, falou da expectativa com o início das atividades. “Estava ansiosa para a retomada. Meus netos gostam muito das atividades realizadas aqui”, disse Maria Leonice Vieira Fantin.

Sobre o projeto:

O projeto teve início em Julho de 2020 após levantamento realizado pelas equipes da Rede Socioassistencial de Santarém, no período de ano 2018 até Junho de 2020, onde foram identificados 49 casos de trabalho infantil nas adjacências da feira de Porto dos Milagres. 

O projeto atualmente atende 28 famílias, dessas 44 crianças e adolescentes de 05 a 16 anos, através de atividades socioeducativas que buscam prevenir e erradicar situações de trabalho infantil, bem como promover a cidadania dos mesmos.

Portal de Notícias Olho de Boto, com as informações da Agência Santarém.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.